PROJETO EDUCATIVO DO EMPRESARIADO: educação e luta de classes no século XXI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho analisa os projetos educativos da organização empresarial brasileira Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e da organização empresarial portuguesa Epis (Associação Empresários pela Inclusão Social), tendo em vista as repercussões na política para a educação básica. A opção pelas realidades do Brasil e de Portugal está fundamentada no papel subalterno que ambos os países exercem na divisão internacional do trabalho. Alicerçado no materialismo histórico, busca-se apreender as relações de poder que atravessam a aparelhagem estatal e a sociedade civil na configuração de uma nova sociabilidade e de políticas educacionais fundamentadas na cultura empresarial, evidenciando o processo de hegemonia para legitimar os interesses da classe dominante.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Desde que se atribua crédito ao/à criador/a original, a licença permite que outras pessoas usem, façam adaptações e compartilhem a obra para fins não comerciais. Isso significa que o uso da obra não pode ser feito visando auferir rendimento comercial.