Materialismo histórico-dialético e inclusão escolar: reflexões críticas

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Giovani Ferreira Bezerra

Resumo

Resumo: Este texto problematiza a proposta de educação inclusiva, formulada sobretudo a partir dos anos de 1990, pelos organismos internacionais a serviço do capital, a qual  foi, posteriormente, incorporada na política educacional brasileira. Parte-se do materialismo histórico-dialético como paradigma gnosiológico e político-revolucionário, defendendo-se a crítica superadora à forma alienante e fetichizada de inclusão escolar de alunos com deficiência ou outras singularidades.




 



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Artigos
Biografia do Autor

Giovani Ferreira Bezerra, UFMS/UFGD

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação (UFGD/FAED). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Paranaíba (UEMS). Professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV).