ESTADO, CLASSES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

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Camila Azevedo Souza

Resumo

Este trabalho analisa como a classe dominante atua nas relações sociais capitalistas para definir um projeto de educação fundamentado em práticas, valores e comportamentos burgueses, com mediação do Estado para legitimar seus interesses. Alicerçado no materialismo histórico e baseado no movimento da responsabilidade social como elemento atual da realidade concreta, considera-se que a concepção burguesa de mundo se constitui em referência geral do projeto educativo do empresariado. Diante disso, busca-se explicitar as formulações de Marx e Engels sobre Estado, classe social e educação, além de evidenciar as contradições na relação trabalho e educação através das atuais estratégias dos empresários para a consolidação de um projeto de sociedade e de educação conforme seus interesses.

Palavras-chave: materialismo histórico; sistema capitalista; educação.

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Artigos
Biografia do Autor

Camila Azevedo Souza, Universidade Federal Fluminense - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense