Resenha de "Um porto no capitalismo global", de Guilherme Leite Gonçalves e Sérgio Costa

Conteúdo do artigo principal

Thiago Vinícius Mantuano

Resumo

Resenha de "Um porto no capitalismo global", de Guilherme Leite Gonçalves e Sérgio Costa

Detalhes do artigo

Seção
Notas Críticas

Referências

BARAT, Josef. Logística, transporte e desenvolvimento econômico. São Paulo: CLA, 2007.

BRASIL. Biblioteca Nacional. Brasiliana Fotográfica, 2022a. Disponível em: <https://brasilianafotografica.bn.gov.br/>. Acesso em: 30/12/2022.

BRASIL. Ministério da Economia. Estatísticas de Comércio Exterior – COMEX STAT. Brasília: COMEX STAT, 2022b.

BRASIL. Ministério da Infraestrutura. Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. Estatístico Aquaviário. Movimentação Portuária. Brasília: ANTAQ, 2022c.

BRASIL. Ministério da Infraestrutura. Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. Portos Rio. Rio de Janeiro: Portos Rio, 2022d.

BRASIL. Ministério da Viação e Obras Públicas. Administração do Porto do Rio de Janeiro. O Pôrto do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Serviço de Engenharia da Administração do Porto do Rio de Janeiro, 1957.

GONÇALVES, Guilherme Leite; COSTA, Sérgio. Um porto no capitalismo global. Rio de Janeiro: Boitempo, 2020.

LAMARÃO, Sérgio Tadeu. Dos trapiches ao porto: um estudo sobre a área portuária do Rio de Janeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1991.

LEVY, Maria Bárbara. A indústria do Rio de Janeiro através de suas sociedades anônimas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Secretaria Municipal de Cultura, 1994.

LOBO, Eulália. História do Rio de Janeiro: do capital comercial ao capital industrial e financeiro. Rio de Janeiro: IBMEC, 1978.

MANTUANO, Thiago. “A região portuária segurou as pontas: as atividades metal-mecânica e da construção e reparo naval no porto do Rio de Janeiro (1868-1907)”, Espaço e Economia. Goiás, ano VI, n. 12, 2018.

MANTUANO, Thiago; HONORATO, Cezar. “O que era o trapiche? O porto e a cidade do Rio de Janeiro no século XIX”, Revista Acervo. Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, 2015, pp. 144-158.

MEDEIROS JUNIOR, Hélcio; GRAND JUNIOR, João. “Distribuição dos empregos formais na cidade do Rio de Janeiro: uma análise exploratória”. In: Semana IPPUR: um território em disputa – Anais. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2010.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

RIO DE JANEIRO. Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro - GEO-RIO. Regiões Administrativas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: GEO-RIO, 2009. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/index_ra.htm>. Acesso em: 30/12/2022.

SWEEZY, Paul; BARAN, Paul. O capital monopolista: ensaio sobre a ordem econômica e social americana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966.

TOMICH, Dale. Pelo prisma da escravidão – trabalho, capital e economia mundial. São Paulo: EdUSP, 2011.

WOOD, Ellen. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.