A Reforma do Ensino Médio e a crítica marxista: uma reflexão acerca da ideologia

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Frederico Baptista

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo elaborar sobre o significado sociológico da atual Reforma do Ensino Médio, especialmente no que diz respeito à relação entre mundo do trabalho e escola. Para isso, recorremos à crítica marxista a essa reforma, que a compreende a partir do conceito de ideologia, sendo um dos mecanismos de adequação da força de trabalho às novas condições de precarização, buscando sua aceitação, pois as mistifica e as oculta. Contudo, o que percebemos foi que a reforma, antes de ocultar a realidade, a desvela. Esse desvelamento nos levou a considerar um novo modo de funcionamento da ideologia não contemplado pela conceituação clássica de Marx e Engels, além de estabelecer uma nova relação entre mundo do trabalho e escola no capitalismo contemporâneo brasileiro.

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Artigos
Biografia do Autor

Frederico Baptista, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ.

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