Para uma compreensão ontológica do trabalho educativo

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Saulo Rodrigues Carvalho

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir os traços ontológicos do trabalho educativo a partir da compreensão da obra lukacsiana. Com base no método materialista histórico-dialético, fundamentando-se nas categorias de trabalho, divisão do trabalho e reprodução desenvolvidas pelo filósofo marxista Gÿorgy Lukács, a pesquisa, de natureza conceitual, tratou da especificidade do conceito de Trabalho Educativo, presente na obra de Dermeval Saviani, observando seus aspectos ontológicos no que diz respeito à reprodução social. Tomando por referência tais aspectos, compreende-se, nesta pesquisa, que o conceito de Trabalho Educativo possui traços constitutivos de um tipo estrito de educação. Assumindo por fundamento a universalidade da cultura, compõe, assim, aspectos em sentido estrito da educação na proposição de uma formação humana socialista.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Saulo Rodrigues Carvalho, UNICENTRO

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) da Universidade Estadual
Paulista "Júlio de Mesquista Filho" – UNESP, Campus de Araraquara. Professor colaborador
do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), no
Campus Santa Cruz em Guarapuava-PR.