Para uma compreensão ontológica do trabalho educativo
Main Article Content
Abstract
O presente artigo tem por objetivo discutir os traços ontológicos do trabalho educativo a partir da compreensão da obra lukacsiana. Com base no método materialista histórico-dialético, fundamentando-se nas categorias de trabalho, divisão do trabalho e reprodução desenvolvidas pelo filósofo marxista Gÿorgy Lukács, a pesquisa, de natureza conceitual, tratou da especificidade do conceito de Trabalho Educativo, presente na obra de Dermeval Saviani, observando seus aspectos ontológicos no que diz respeito à reprodução social. Tomando por referência tais aspectos, compreende-se, nesta pesquisa, que o conceito de Trabalho Educativo possui traços constitutivos de um tipo estrito de educação. Assumindo por fundamento a universalidade da cultura, compõe, assim, aspectos em sentido estrito da educação na proposição de uma formação humana socialista.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Desde que se atribua crédito ao/à criador/a original, a licença permite que outras pessoas usem, façam adaptações e compartilhem a obra para fins não comerciais. Isso significa que o uso da obra não pode ser feito visando auferir rendimento comercial.