Nicos Poulantzas e o conceito de Estado capitalista na obra Fascismo e ditadura: Notas críticas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o estatuto teórico do conceito de Estado capitalista empregado por Nicos Poulantzas na obra Fascismo e Ditadura. A tese que orienta nossa análise é a de que ao integrar ao Estado capitalista os chamados aparelhos ideológicos (família, igreja, partidos, sindicatos, meios de comunicação etc.), Poulantzas operou um afastamento em relação ao conceito de Estado como estrutura jurídico-política, presente em Poder político e classes sociais, resultando numa diluição do próprio conceito de Estado capitalista como unidade do poder institucionalizado e na subestimação da região jurídico-política da ideologia burguesa como aspecto dominante do modo de produção capitalista.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Desde que se atribua crédito ao/à criador/a original, a licença permite que outras pessoas usem, façam adaptações e compartilhem a obra para fins não comerciais. Isso significa que o uso da obra não pode ser feito visando auferir rendimento comercial.
Referências
ALTHUSSER, Louis. “Ideologia e aparelhos ideológicos de Estados: notas para uma pesquisa” In: Sobre a reprodução. Petrópolis, Vozes, 1999.
BOITO JR., Armando. Apresentação e discussão do conceito poulantziano de fascismo. In: Angela Lazagna e Tatiana Berringer (org.). A atualidade da teoria política de Nicos Poulantzas. Santo André, Ed. UFABC, s/d (no prelo).
BOITO JR., Armando. O Estado capitalista no centro: crítica ao conceito de poder de Michel Foucault In: Estado, política e classes sociais. São Paulo, Ed. Unesp, 2007.
BUCI-GLUCKSMANN. Christinne. Gramsci e o Estado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.
CODATO, Adriano. Poulantzas, o Estado e a Revolução. Crítica Marxista, n. 27, 2008.
JESSOP, Bob. Nicos Poulantzas: Marxist Theory and Political Strategy. London, Macmillan, 1985.
KOUVELAKIS, Stathis. “Specters of ‘Totalitarianism’: Poulantzas Faced with Fascism and the State of Exception” In: DUCANGE, Jean-Numa; KEUCHEYAN, Razmig (orgs.). The end of democratic state: Nicos Poulantzas, a Marxism for the 21st century. Palgrave Macmillan, 2019.
LAZAGNA, Angela. O político na transição socialista: explicação e retificação da corrente althusseriana. Campinas, Tese de Doutorado em Ciência Política, 2017.
POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Campinas, Ed. Unicamp, 2019.
POULANTZAS, Nicos. L’État, le pouvoir, le socialisme. Paris, PUF, 1978.
POULANTZAS, Nicos. O problema do Estado capitalista In: Debate sobre o Estado capitalista: Nicos Poulantzas e Ralph Miliband. Porto, Edições Afrontamento, [1969] 1972.
POULANTZAS, Nicos. Fascisme et dictadure: La IIIe Internationale face au fascisme. Paris, François Maspero, 1970.
SAES, Décio. A construção da teoria regional do político no modo de produção capitalista. In: Angela Lazagna e Tatiana Berringer (org.). A atualidade da teoria política na obra de Nicos Poulantzas. Santo André, Ed, UFABC, s/d (no prelo).
THERBORN, Göran. La ideología del poder y el poder de la ideología. Madri, Siglo Veintiuno, 1987.