Todos Pela Educação e Bolsonaro a relação entre o Estado brasileiro e o Partido da Educação (2018-2021)

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Lisia Cariello

Resumo

Este trabalho busca fazer uma análise das relações entre o Todos Pela Educação (TPE) e o Estado brasileiro. Compreendendo o Estado a partir do léxico gramsciano, ou seja, de maneira ampliada, pretende-se verificar as aproximações e distanciamentos do movimento empresarial supracitado, analisado à luz de uma interpretação da categoria de Partido em Gramsci. Para isso, situaremos historicamente o TPE e analisaremos a composição do Ministério da Educação (Ministros e Conselho Nacional de Educação) do ano de fundação do TPE até os dias de hoje. Por fim, buscaremos levantar alguns elementos para analisar a atuação do Partido da Educação frente à pandemia de Covid-19. Constatamos que o Todos Pela Educação vem perdendo espaço dentro da sociedade política, para setores mais conservadores da sociedade, e tem “aproveitado” a pandemia para reforçar seu lugar de especialista em educação diante da opinião pública.


 

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