"Materialismo e empiriocriticismo" e a objetividade (no ensino) das ciências

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Adriano Veloso da Silva
Julia de Campos Silva
Lara de Amaral Sibo
Natalia da Silva Galvão
Rafael Mori

Resumo

Na visão de mundo pós-moderna, a razão é tida como mito em declínio, o que favorece posturas anticientíficas. No entanto, à luz da pedagogia histórico-crítica, concebemos que a ciência, enquanto realização humana, deve ser devidamente valorizada e transmitida às novas gerações. Considerando isso, este artigo toma a fortuna crítica da obra "Materialismo e empiriocriticismo", de V. I. Lênin, e comenta seu quinto capítulo, que trata dos avanços das ciências físicas e naturais na virada para o século XX. Revisitar esse clássico marxista contribui para resgatar o conceito de objetividade das ciências, preterido pelo pós-modernismo em favor de concepções subjetivistas, relativistas e até irracionalistas.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriano Veloso da Silva, Universidade Federal do ABC

Licenciando em Ciências Naturais e Exatas pela Universidade Federal do ABC. Contato: adriano.velosodasilva83@gmail.com

Julia de Campos Silva, Universidade Federal do ABC

Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Contato: juliadecampossilva@gmail.com

Lara de Amaral Sibo, Universidade Federal do ABC

Mestra em Ensino de História das Ciências e Matemática Universidade Federal do ABC e docente da educação básica em SP. Contato: lara.amaral261@gmail.com

Natalia da Silva Galvão, Universidade Federal do ABC

Mestra e doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. Contato: galvao.natalia.1987@gmail.com>

Rafael Mori, Universidade Federal do ABC

Docente do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Contato: rafael.mori@ufabc.edu.br

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