O governo Temer e o avanço autoritário das contrarreformas no campo educacional
Main Article Content
Abstract
This paper deals with policies proposed by the Michel Temer government (12/05/2016 - 01/01/2019) that have a direct impact on the educational field, namely Constitutional Amendment No. 95 and High School Reform, Law No. 13.415 of 2017. Despite resistance from students, workers and education researchers, both measures have been sanctioned and are in force. Therefore, the purpose of this article was to analyze the policies proposed by the national executive during the Michel Temer administration that had a profound impact on the education sector. Such measures represent a radicalization of the neoliberal perspective through the materialization of counter-reforms or anti-people reforms. The methodology used includes bibliographic research and document analysis.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Desde que se atribua crédito ao/à criador/a original, a licença permite que outras pessoas usem, façam adaptações e compartilhem a obra para fins não comerciais. Isso significa que o uso da obra não pode ser feito visando auferir rendimento comercial.
References
BEHRING, E. R. Principais Abordagens Teóricas da Política Social e da Cidadania. In: CFESS. Capacitação em Serviço Social e Política Social. 1 ed. Brasília: CEAD/UnB, v. 3, p. 18- 40, 2000.
BOITO JR, A. Reforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; São Paulo: Editora UNESP, 2018.
BOITO JR, A.; BERRINGER, T. Brasil: classes sociais, neodesenvolvimentismo e política externa nos governos Lula e Dilma. In: Revista de Sociologia e Política, v. 21, n. 47, p. 31-38, set. 2013.
BONAMINO, Alicia. A evolução do Saeb: desafios para o futuro. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 113-126, maio/ago. 2016
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mai. 2017.
__________. Lei 11.494 de junho 2007, Lei do Fundeb, Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)..., Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em: 20 fev. 2018.
_________. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm. Acesso: 13 ago. 2019.
_________. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT..., aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: 23 fev. 2017.
BRAZ, Marcelo. O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 128, p. 85-103, jan./abr. 2017
BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: MARE, Cadernos MARE, n. 1, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n45/a04n45.pdf. Acesso em: 10 agosto 2019.
__________. “A Reforma do Estado nos Anos 90: Lógica e Mecanismos de Controle”. Lua Nova - Revista de Cultura Política, n. 45, 49-95, 1998.
CARDOSO, F. H. “Notas sobre a reforma do Estado”. Novos Estudos/CEBRAP, n. 50, 1998.
COUTINHO, C. N. A época neoliberal: revolução passiva ou contra-reforma? Novos Rumos, Marília, v. 49, n. 1, p. 117-126, jan. – jun., 2012.
CUNHA, Luiz Antonio. Ensino Médio: atalho para o passado. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 373-384, abr.-jun., 2017.
DAVIES, Nicolas. A política educacional nos governos do PT no Brasil: continuidades ou descontinuidades em relação aos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC)? Brasas, 2014. Disponível em: http://www.brasa.org/wordpress/Documents/BRASA_XII/Proceedings/Nicholas%20Davies%20%20A%20pol%C3%ADtica%20educacional%20nos%20governos%20do%20PT%20no%20Brasil.pdf. Acesso: 10 ago. 2019.
__________. A política educacional nos governos do PT no Brasil: Continuidades ou descontinuidades em relação aos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC)? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 67, p. 39-52, mar2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8646087/13283/. Acesso: 10 set. 2019.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1994.
GENTILE, P. A Falsificação do Consenso: Simulacro e Imposição na Reforma Educacional do Neoliberalismo. Petrópolis: Vozes, 1998.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2014.
MARQUES, Maria Alice de Freitas. Políticas Educacionais Nos Governos Lula e Dilma: Impactos Na Expansão Do Ensino Superior e Profissional. Rev.Mult. Psic., v. 12, n. 41, p. 661- 676, 2018.
OLIVEIRA, C.; SILVA, G. O Novo Regime Fiscal: tramitação e impactos para a educação. RBPAE, v. 34, n. 1, p. 253 - 269, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/77586/48887. Acesso: 10 set. 2019.
OLIVEIRA, Dalilla. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE, v. 25, n. 2, p. 197-209, mai./ago. 2009.
PAULANI, Leda. Brasil Delivery: servidão financeira e estado de emergência econômico. São Paulo: Boitempo, 2008.
PERONI, V.; ADRIÃO, T. Mudanças na configuração do Estado e sua influência na política educacional. In: PERONI, V.; BAZZO, V.L.; PEGORARO, L. (org.). Dilemas da Educação Brasileira em Tempos de Globalização Neoliberal: Entre O Público e o Privado. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 11-23.
PFEIFFER, Mariana. O "social" no interior do projeto neodesenvolvimentista. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 120, p.746-766, out/dez 2014.
SAMPAIO JR., P. de A. Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 112, p. 672-688, out./dez. 2012.
SAVIANI, D. A educação na Constituição Federal de 1988: avanços no texto e sua neutralização no contexto dos 25 anos de vigência. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/issue/view/2238/showToc. saviani constituição de 1988. Acesso em: 10 ago. 2019.
__________. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do mec. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1231-1255, out. 2007 Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2728100.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.
__________. A expansão do ensino superior no Brasil: Mudanças e Continuidades. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p .4-17, ago/dez. 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14035. Acesso em: 02 maio 2018.
SILVA, Carmen Silvia Bissolli; MACHADO, Lourdes Marcelino Machado (orgs). Nova LDB: trajetória para a cidadania? São Paulo: Arte & Ciência, 1998.