A atualidade de Marx em seus 200 anos a questão das opressões
Contenido principal del artículo
Resumen
200 anos depois de seu nascimento, é difícil escolher apenas um aspecto do pensamento de Karl Marx para justificar sua atualidade.1 Afinal, vivemos em tempos nos quais a humanidade se vê cada vez mais dominada pela lógica destrutiva das mercadorias; com a capacidade produtiva mundial dando saltos sucessivos, mas as desigualdades sociais chegaram a um ponto tal que apenas oito capitalistas se apropriam de tanta riqueza produzida por homens e mulheres quanto metade da população mundial – e as coisas só pioram, porque de toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficaram concentrados nas mãos do 1% mais rico
1 Este texto foi formulado originalmente para a conferência de abertura do II Encontro Nacional do Grupo de Trabalho História e Marxismo da ANPUH, que teve lugar na Universidade Federal de Alagoas, em maio de 2018. Agradeço aos organizadores pelo convite e aos participantes pelo instigante debate durante todo o evento.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Desde que se atribua crédito ao/à criador/a original, a licença permite que outras pessoas usem, façam adaptações e compartilhem a obra para fins não comerciais. Isso significa que o uso da obra não pode ser feito visando auferir rendimento comercial.