A greve dos professores universitários de 2012 e o REUNI Uma análise da relação entre as políticas educacionais e as lutas dos professores.

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Matheus Castro da Silva

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre os impactos da implementação das políticas públicas de Educação Superior, especialmente o REUNI, e as ações de resistência dos docentes, a partir da perspectiva da consciência de classe. Para tanto, utilizaremos o materialismo histórico e dialético como método, em uma perspectiva para além da compreensão, mas de ação para a superação dessa realidade. Ademais, o estudo da dialética entre a implementação das políticas educacionais e os movimentos de resposta dos professores pode nos auxiliar na compreensão, não apenas da configuração da Educação Superior no país, em especial da UFF, mas também do quadro da luta de classes em seus limites e potencialidades. Ao passo que o REUNI precarizou as condições de trabalho, estimulou uma cultura institucional egoísta e heterônoma, contraditoriamente, também impeliu os docentes a resistir fomentando um salto qualitativo em sua consciência, culminando no movimento grevista de 2012.

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