Modernizar para não ficar para trás políticas de emulação neoliberal no sistema educacional italiano

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Rogério Gonçalves de Freitas

Resumen

Este elaborado reflete sobre políticas educacionais difundidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE – à luz das recentes transformações globais que estimularam modificações expressivas na organização e no funcionamento do sistema escolar italiano. Sustenta que essas políticas são processadas através do mecanismo de emulação. Tal conceito consiste em aplicar a lógica modernizar para não ficar para trás, produzida e inserida na concepção da Nova Razão do Mundo, o neoliberalismo. O estudo destaca a importância de compreender a adaptação, o funcionamento e a organização da escola quando submetida a mecanismos ideológicos de soft power e de soft governance. Estes carregam o discurso emulativo (imitação) nas políticas educacionais. Conclui que o processo de europeização submeteu o sistema escolar italiano à ingerência dos organismos internacionais, atuantes como Think Tanks da educação (instituições e intelectuais especialistas), constituindo-se enquanto principais criadores do discurso emulador, que legitimam e antecipam as recentes reformas privatizantes da escola pública italiana.

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