Razão enquanto dialética ciência, ciência social e ciência socialista
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo Reason as dialetic: science, social science, and socialist science foi publicado pela primeira vez em 1976 na revista Radical Philosophy. Neste artigo, Edgley sustenta que a realidade é contraditória em si, que a contradição da realidade pode e deve ser trazida à consciência científica (até porque a contradição das ideias é parte do mundo) e que esse conhecimento pode servir para transformar a realidade. Num ponto ainda inicial de formação da onda pós-moderna, antirrealista e conservadora que foi devastadora para a sustentação do discurso científico, Edgley já se insurgia contra a desqualificação da verdade, a negação da razão e os retrocessos sociais. O que o leitor tem a sua dispo-sição agora é um texto que, quase cinquenta anos após sua publicação, ainda se encon-tra atual e necessário para reafirmar o lugar da verdade, da razão e do marxismo en-quanto teoria científica crítica.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Desde que se atribua crédito ao/à criador/a original, a licença permite que outras pessoas usem, façam adaptações e compartilhem a obra para fins não comerciais. Isso significa que o uso da obra não pode ser feito visando auferir rendimento comercial.
Referencias
EDGLEY, Roy. Reason in theory and practice. London: Hutchinson University Press, 1969.
HUME, D. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o método experi-mental nos assuntos morais. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.
POINCARÉ. “Morale et science”. In: Dernières Pensées. Paris: Ernest Flammarion, 1913.
POPPER, Karl R. “What is dialectic?”, Mind, 49 (196), 1940, pp. 403-426. [Edição em por-tuguês: POPPER, Karl R. “Que é a dialética?”. In: POPPER, Karl R. Conjecturas e refutações: o progresso do conhecimento científico. Tradução Sérgio Bath. Bra-sília: Editora UNB, 2008, pp. 343-65].
________. Conjecturas e refutações: o progresso do conhecimento científico. Tradução Sérgio Bath. Brasília: Editora UNB, 2008.
VORLAENDER, Karl. Marx und Kant. Vienna: Deutsche Worte, 1904.